Carlos Gouveia Martins é o novo Presidente da Comissão Política Regional (CPR). As eleições realizaram-se no passado sábado, no II Congresso Regional da JSD do Algarve, em Monchique. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Monchique, na qualidade de anfitrião, Fernando Várzea, assim como do Deputado Cristóvão Norte que também foi, entre 2004 e 2006, Presidente da JSD/Algarve.
Carlos Gouveia Martins apresentou a Moção de Estratégia Global para o biénio 2014-2016, intitulada “Por Ti, o Futuro”.
O agora Presidente da JSD Regional do Algarve, abordou temas como a Educação e Emprego Jovem sempre associados à Universidade do Algarve.
Fez ainda questão de salientar a importância de, face às dificuldades adjacentes à conjuntura socioeconómica do país, existir uma JSD solidária que promova parcerias pontuais com as IPSS da região, prometendo estudar, debater e apresentar propostas políticas na área da Economia do Mar, na Energia Verde associada à área florestal e de serra algarvia ou até à promoção da educação para a Saúde em parceria com as entidades regionais responsáveis como a ARS e ACES existentes.
Aproveitando o facto do Congresso ser realizado novamente no Interior, Carlos Gouveia Martins salientou a vital importância da JSD debater a realidade regional na aposta no sector primário da agricultura através da aproximação da Estrutura Regional às novas empresas agrícolas algarvias de modo a conhecer as suas dimensões e mesmo as produções de qualidade que são feitas actualmente pelos jovens empresários algarvios.
A sessão de encerramento contou com a presença de Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, José Inácio, Vice-Presidente do PSD/Algarve e de Hugo Soares, Presidente da Comissão Política Nacional da JSD.
Carlos Gouveia Martins fez questão de transmitir a necessidade de reactivar concelhias, como a valorização do passado da estrutura com a criação do Conselho Inter-Geracional composto por todos os ex-presidentes da JSD/Algarve. Para finalizar, o recém-eleito Presidente reiterou a pretensão de levar a JSD Regional do Algarve “do interior ao litoral, do barlavento ao sotavento por um Algarve Único”.