Economia

Carmona Rodrigues apresentou solução rápida e barata para resolver falta de água no Algarve

 
 
A Associação Algfuturo reuniu esta quarta-feira na Biblioteca Municipal de Faro, com dirigentes associativos e empresários, numa sessão onde foi apresentada a solução da autoria de Carmona Rodrigues de forma a resolver a questão da falta de água no Algarve.

 
O convite partiu da Algfuturo a Carmona Rodrigues, seguindo a agenda que tem vindo a implementar em prol da garantia de abastecimento de água às populações - a propósito da seca que está a afetar mais o Sotavento.
 
A solução proposta (no respeito integral pela Convenção de Albufeira), consiste numa captação de água na margem direita do rio Guadiana, junto ao Pomarão, com recurso a uma tubagem adutora de 36 quilómetros, para conduzir a água até à albufeira de Odeleite, reforçando deste modo as disponibilidades de água, quer no Sotavento quer no Barlavento, através da ligação existente, sob a gestão da empresa Águas do Algarve. 
 
Segundo o especialista em engenharia hidráulica, estima-se que esta captação poderia garantir um valor anual entre 30 e 60 hm3, (milhões de litros), constituindo um reforço «muito importante» face às disponibilidades atuais das águas superficiais que alimentam as barragens existentes e que, em média, são da ordem de 150 hm3.
 
Pelas estimativas feitas, o custo da obra poderia rondar os 20 a 25 milhões de euros, num espaço de 12 a 18 meses. Com esta solução, as barragens seriam reforçadas com mais de metade do consumo de água faturada pela Águas do Algarve durante um ano, sendo superior à água consumida nos perímetros de rega com origem superficial.
 
Para o autor da proposta, «estamos a falar de um investimento bastante mais pequeno em relação a outras soluções - sendo uma ideia que os espanhóis praticam há cerca de 30 anos, na Foz do rio Chaça, afluente do rio Guadiana, demarcando a fronteira entre Portugal e Espanha - além de que tem a vantagem de poder compatibilizar-se com qualquer outra infraestrutura no futuro, nomeadamente a barragem da Foupana».
 
Dada a situação de urgência, o responsável pelo parecer técnico, crê que «há fundamentação para uma Resolução do Conselho de Ministros, por forma a que o prazo não se prolongue no tempo».
 
Refira-se que Carmona Rodrigues é licenciado em engenharia civil, pós-graduado em engenharia hidráulica e douturado em engenharia do ambiente, considerado um dos maiores especialistas nacionais. Colaborou na participação técnica na Convenção de Albufeira que regulou as relações Portugal/Espanha, e na recente recuperação da destruição do Mondego devido às cheias.
 
Ao Algarve Primeiro Carmona Rodrigues explicou que a solução, além de ser de recurso é complementar à barragem da Foupana:
 
O Presidente da Algfuturo, adiantou que a proposta que «está em cima da mesa» vai ser apresentada à Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, na próxima semana, mas também será dada às entidades públicas nacionais, estando em marcha o processo para ir a Bruxelas, através dos deputados que foram convidados para o debate eleitoral ao Parlamento Europeu que decorreu em Faro, e também junto do gabinete da Comissária, Elisa Ferreira.
 
José Vitorino referiu que há cerca de 40 anos que «luta» pela resolução do problema da falta de água no Algarve, recordando que nos tempos em que foi Governador Civil, deparou-se com «problemas sérios, ligados à água e aos esgotos, num país que na altura não tinha possibilidades financeiras para responder às exigências nesta matéria».  
 
Informou que o tempo está a esgotar-se, ainda assim, a associação está aberta a sugestões até 14 de fevereiro.