Tal como já foi anunciado pela autarquia "Louléwood", é o mote para o Carnaval de Loulé.
Trata-se de um dos principais eventos promovidos pelo Município, que decorre na Avenida José da Costa Mealha nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.
Na grande festa, estarão a desfilar 14 carros alegóricos, 11 grupos de animação representados por associações do concelho, 3 escolas de samba, bailarinas de corpos pintados, animadores, fanfarras, cabeçudos, gigantones e muito mais, num total de 600 figurantes.
O Algarve Primeiro foi hoje espreitar os trabalhos de conceção dos carros alegóricos que terão este ano uma vertente virada para o mágico mundo de Hollywood. O executivo camarário endereçou um convite aos jornalistas para verem de perto todo o desenrolar dos trabalhos da equipa criativa do Carnaval.
Vítor Aleixo realçou o «imenso trabalho» que todos os anos a equipa da autarquia realiza com este evento, «é graças a esta gente já muito experiente que faz o sucesso que é o Carnaval de Loulé e que já habituou o país a vê-lo como o melhor de todos os que se fazem por cá».
O autarca realçou que o Carnaval de Loulé é um dos eventos da agenda do Município «de grande qualidade, que contribui para a notoriedade externa, atratividade de turistas, e para o impacto muito positivo que tem na economia local, diria que conjuntamente com a manifestação religiosa da Mãe Soberana, o Carnaval é o evento mais tradicional e que melhor carateriza a cidade de Loulé».
O responsável espera que com o tempo a ajudar, passem pelo Carnaval de Loulé cerca de 75 mil pessoas. A tradição de distribuir as receitas do Carnaval pelas IPSS do concelho será mantida.
A vertente ecológica é outra área que terá preponderância durante os 3 dias de festa, Vítor Aleixo vincou que no concelho os grandes eventos, já incluem essa vertente indo ao encontro da estratégia da Câmara em tornar estes eventos ambientalmente sustentáveis, «somos o Município fortemente comprometido com a adaptação às alterações climáticas e isso significa gastar a água racionalmente, não utilizar plástico, os copos são biodegradáveis, onde é possível captamos a energia solar como fontes energéticas, temos papeleiras compactadoras, ou seja, cada vez mais acrescentamos um elemento novo sempre na óptica da sustentabilidade e dos cuidados a ter relativamente ao ambiente».
Quanto ao investimento, o Município aprovou pela primeira vez uma rúbrica incluída no Orçamento, com uma verba de 375 mil euros, valor que não poderá ser ultrapassado, e que está ao nível dos anos anteriores.
O evento tem como media partner a SIC, contudo, a organização assegurou que a RTP1, fará um programa em direto ao longo do dia 24 de fevereiro.
Ao nosso jornal o responsável pela equipa criativa da autarquia,"Palhó", referiu que o ritmo de trabalho está dentro do prazo previsto, «mas posso assegurar que mesmo correndo tudo bem, temos trabalho até ao último dia».
No conjunto são cerca de 50 pessoas que estão na construção dos carros, mais 30 que têm a responsabilidade de fazerem 1 milhão de flores.
"Palhó" confidenciou-nos que o seu carro favorito deste Carnaval, é o barco "alfarroba negra" que representa o "Jack Centeno", o barco do pirata da Ria Formosa.
O carro de Jorge Jesus também vai dar nas vistas em homenagem ao treinador português, que chegou, viu e venceu no Brasil, «limpou tudo», realçou "Palhó".
O criativo do Carnaval de Loulé explicou ainda que os temas dos carros são escolhidos pela equipa, «sendo que depois reaproveitamos bonecos já produzidos, muda-se os corpos, as pernas ou braços e faz-se um novo».
Cristiano Ronaldo também vai estar presente «mas como led» juntamente com outros jogadores de futebol num carro onde aparece o selecionador nacional, Fernando Santos.
Os bilhetes para o Carnaval mantêm o valor de 2 euros.
No dia 21 o destaque vai para o Carnaval Infantil. O Baile de Gala com o tema “Grandiosa Estreia em Louléwood”, irá decorrer no Salão de Festas de Loulé, na noite de 24 de fevereiro.