Sociedade

Carnaval de Loulé 2015 “o maior de sempre”

A pouco mais de uma semana do Carnaval, o presidente da Câmara Municipal de Loulé convidou a Comunicação Social para uma visita ao Museu/Oficina onde estão a ser executados os 14 carros alegóricos de irão desfilar nos dias 14, 15 e 17, na Avenida José da Costa Mealha, naquele que é o maior cartaz turístico do Algarve durante a época baixa.

PUB
 
Entre a colagem das flores de papel e os trabalhos em esferovite que dão vida a personagens bem conhecidas da política ao desporto, tudo se prepara para que este seja “o maior Carnaval de Loulé de sempre”. No ano em que o Desporto dá o mote para o desfile do mais antigo corso carnavalesco, já que em 2015 Loulé ostenta o título de “Cidade Europeia do Desporto”, as modalidades mais representativas do movimento associativo louletano estarão em destaque, tal como os acontecimentos mais importantes na área do desporto que fizeram a atualidade dos últimos meses.
 
O desfile acontece a partir das 15h00 e os 14 carros alegóricos serão animados por cerca de 800 figurantes, num cortejo que integra 10 grupos de animação em representação dos clubes e coletividades do Concelho. 
 
As 4 escolas de samba com música ao vivo trazem um cheiro tropical ao Algarve: Escola de Samba Paraíso Tropical de Penafirme da Mata, Escola de Samba “Vai quem quer” de Estarreja (escola vencedora do Troféu Nacional de Samba por duas vezes consecutivas em apenas cinco edições, atual Bicampeã do Carnaval de Estarreja), Escola de Samba “Os Morenos” de Estarreja e Escola de Samba “Carioca” de Válega–Ovar.
 
Para dar colorido à festa e animar os mais novos, o corso conta com animações interativas como as marionetas pierrots, as lagartas e duendes e o panda e tigre elétricos que irão proporcionar momentos de brincadeira às crianças.
 
As bailarinas brasileiras com corpos pintados e samba no pé, um clássico do Carnaval de Loulé, uma fanfarra, cabeçudos, gigantones e uma banda ao vivo (ao contrário dos outros corsos em que a música é pré-gravada) completam o corso. 
 
A entrada para o Carnaval de Loulé é de 2 euros.
 
 
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Loulé e tem o apoio da Região de Turismo do Algarve já que este “é também um cartaz que promove o turismo da região”, como salientou Vítor Aleixo, presidente da edilidade. “Esperamos muitos turistas nesta edição. Aliás o Carnaval nos últimos anos tem vindo a afirmar-se como um evento de primeira grandeza no sentido de atrair turistas à nossa cidade. É preciso ter em conta que este acontecimento ocorre numa altura que não é propriamente o momento alto para atividade turística, de modo que, para além de uma festa tradicional, o Carnaval tem aqui essa componente de diversão com grande interesse e reflexo muito positivo na economia local”, explicou o presidente da Câmara Municipal.
 
Apesar das restrições financeiras se manterem este ano (o orçamento para este evento mantém-se na ordem dos 200 mil euros), o autarca acredita que graças à vontade e envolvimento de uma organização de meia centena de pessoas, para além da participação da comunidade, este será “o melhor Carnaval de sempre”. “Mandámos até já uma cartinha ao S. Pedro e esperamos que ele nos atenda no nosso pedido que não traga nem muito frio e não nos traga chuva”, disse ainda Vítor Aleixo.
 
Recorde-se que, à semelhança dos anos anteriores, as receitas arrecadadas no Carnaval destinam-se a apoiar instituições de solidariedade social do Concelho (50%), sendo os restantes 50% distribuídos pelas coletividades participantes no corso.

Algarve Primeiro