Está praticamente tudo a postos para mais uma edição do Carnaval de Loulé, que nos dias 25, 26 e 28, a partir das 15h00, irá desfilar na Avenida José da Costa Mealha. No armazém municipal do Carnaval ultima-se a preparação dos carros alegóricos inspirados no tema “Os Descobrimentos – A Grande Geringonça”.
“Este ano procurámos, mais uma vez, satirizar o que vai acontecendo pelo país e pelo mundo, daí termos agarrado a grande novidade do ano político que passou que foi uma solução política improvável, batizada com um nome feliz para um cortejo carnavalesco: ‘A Grande Geringonça’”, referiu Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, durante uma visita ao local onde estão a ser construídos os 15 carros que irão participar neste evento.
As figuras da política e do desporto voltam a estar em destaque neste desfile que contará com cerca de 700 figurantes, entre os grupos de samba, associações do Concelho, animadores, cabeçudos, gigantones e alguns foliões que são já “profissionais” deste Carnaval.
A organização do evento integra uma equipa composta por mais de 150 pessoas que, durante meses, põe de pé aquele que é um dos principais cartazes turísticos da região nesta altura do ano. Artistas plásticos, carpinteiros, eletricistas, operacionais de limpeza, tratoristas ou seguranças fazem parte desta “máquina treinada e oleada e que não é nenhuma geringonça”, como sublinhou o autarca louletano. Uma equipa coordenada pelo Gabinete de Eventos da Autarquia, na qual se destaca também o papel importante das costureiras responsáveis pela elaboração dos trajes que vestem os figurantes, anos após ano. É para dar a conhecer esse valioso espólio que a Câmara lançou este ano a Exposição “Tesouro Escondido”, com curadoria de Sónia Mendes, em exibição nas montras das lojas da Praça da República.
“Este ano começámos a destapar este tesouro, composto por 3000 fatos que carregam memória. Foi feita uma inventariação e catalogação e vamos agora partilhar este tesouro com as pessoas que o queiram ver”, explicou Hugo Nunes, vice-presidente da Autarquia e responsável pela organização do corso.
As condições de segurança do recinto também não foram esquecidas e, num trabalho que envolveu a participação dos serviços municipais, das forças de segurança, dos serviços de saúde e bombeiros, foi elaborado o Plano de Segurança do Carnaval, que arrancará logo na sexta-feira, 24 de fevereiro, com o desfile de Carnaval Infantil.
Segundo Vítor Aleixo, se as condições meteorológicas forem favoráveis, são esperadas em Loulé nestes três dias do corso cerca de 100 mil pessoas.
O custo das entradas é de 2 euros mas a receita arrecadada irá reverter, em 50%, para as IPSSs do Concelho, sendo a outra metade distribuída pelos 10 clubes e associações que integram o desfile.
Algarve Primeiro/CML