Sociedade

Carolina Deslandes não falta ao "Verão em Tavira"

O programa cultural Verão em Tavira propõe, no período entre julho e setembro, iniciativas que despertam interesse aos naturais, residentes e visitantes.

PUB
 
Com início a 1 de julho o “Cenas na Rua” - Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua, na sua 14ª edição, continuará a ser um acontecimento relevante do panorama artístico do sul do país. Oferece, durante uma quinzena, grande diversidade de espetáculos e muitas intervenções em espaços diferenciados da cidade, informa a autarquia em nota enviada à imprensa. 
 
Na primeira quinzena de julho, atuam companhias nacionais como a Companhia da Esquina (sobre obras de Almada Negreiros e Gil Vicente), Erva Daninha (dança/novo circo), Armação do Artista (performance itinerante), Ana Bola (stand up/comédia) e a Lisbon Poetry Orchestra (música e poesia) e de outros países chegam os Teatro SÓ (luso-germânicos), Niño Costrini (Argentina), os franceses Cia. Des Quidams e Circ Rouages, Teatro Necessario (Itália) e os espanhóis La Industrial Teatrera, La Tal e La Nordika.
 
O “Jazz no Palácio” decorrerá, nas noites de 19, 20 e 21 de julho, no terraço do Palácio da Galeria, com concertos do quinteto de João Barradas (“Home”), a cantora cabo-verdiana Carmen Souza (“Creology”) e o trio do pianista João Paulo Esteves da Silva (“Brighttbird”, estreia em Tavira).
 
No parque do Palácio da Galeria estarão vozes femininas, a de Teresa Salgueiro acompanhada da cantora israelita e internacional Noa, a revelação Carolina Deslandes e a fadista Gisela João.
 
A Praça da República e o Jardim do Coreto terão uma programação especial com diversos nomes do panorama musical, a cabo-verdiana Nancy Vieira, o cantautor Luiz Caracol, a cantora algarvia Viviane, “Os Quatro e Meia” de Coimbra, o cantor Tatanka, a Orquestra Clássica do Sul, a Gala Lírica dedicada à 7ª Arte, a companhia andaluza de flamenco de Anabel Veloso, os Pauliteiros de Miranda, as adufeiras de Paul, a orquestra de harmónicas de Ponte de Sôr, os cantadores de Aldeia Nova de São Bento e, ainda, o “Fado no Coreto”, a Banda de Musical de Tavira, o folclore e outras novidades…
 
A “Mostra Ar livre Cinema 18”, de 05 de julho a 05 de agosto, organizada pelo Cineclube de Tavira, ocorrerá nos claustros do Convento do Carmo.
 
A rua do Cais recebe, de julho a setembro, feiras e mostras ligadas à cultura, é o caso da Feira do Livro de Tavira, este ano, com 42 presenças de editoras e livreiros, dos Ofícios, das Antiguidades e Velharias, assim como a Feira de Stocks promovida pela Associação Baixa de Tavira. 
 
Entre 13 e 15 de julho, haverá “Tavira por provas”, um evento dedicado aos vinhos.
 
No Palácio da Galeria - Museu Municipal de Tavira estará patente a exposição “Mulheres Modernas na obra de José Almada Negreiros” com inauguração a 07 de julho, numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Tavira. Será uma das grandes exposições do ano em Portugal, destaca a edilidade.
 
Também estarão patentes as exposições “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” no Palácio da Galeria, “Tavira Islâmica“ e “Arqueologia em Tavira: Desvendando o Passado” no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira. 
 
Entre 6 e 9 de setembro, terá lugar a VI Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, elemento inscrito na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.