Sociedade

Caso de Covid-19 em Lagos está ligado a emigrante português

 
O cidadão em causa tem cerca de 33 anos, é natural de Lagos e estava a trabalhar em Inglaterra.

 
Foi o próprio que esta segunda-feira contactou o Algarve Primeiro, a explicar que regressou de Inglaterra em março, para estar perto dos seus familiares, quando foi noticiado que as fronteiras iriam ser fechadas.
 
O cidadão em causa que não quis dizer o nome, por uma questão de privacidade, referiu ao nosso jornal que «apenas teve tosse depois de já estar em Lagos», não tendo a certeza se importou a Covid-19 consigo, se foi contagiado durante a viagem ou já em Lagos.
 
João Silva, nome fictício, explicou que aos primeiros sintomas procurou a sua médica de família para poder fazer o teste que deu positivo. «O meu objetivo agora é tranquilizar a comunidade local, pois mesmo antes de ter feito o teste tive o cuidado de praticar o distanciamento social, usei sempre luvas e máscara, nas poucas vezes que saí de casa para ir às compras».
 
Desde que soube o resultado, diz que tem permanecido em «isolamento total não indo às compras». João Silva adiantou que soube que estava infetado, no dia 2 de abril. Na próxima semana irá novamente fazer o teste para verificar se está recuperado, caso dê negativo, deverá esperar 48 horas e fazer um novo teste para despistar a doença e saber se está realmente recuperado.
 
Confidenciou também que já não apresenta sintomas, assegurando que continua em isolamento, «seguindo à risca todas as instruções das autoridades de saúde».
 
João Silva passa a mensagem para que quem suspeite ou sinta alguns sintomas, «deverá fazer o teste, pois essa é a atitude certa e responsável para que se saiba quem é portador do vírus». Pede também que não se descrimine quem tem a Covid-19, «já é difícil o suficiente estar a batalhar contra uma doença grave como esta e sermos penalizados por isso».
 
Neste momento há 3 casos confirmados em Lagos, que de acordo com o autarca Hugo Pereira, trata-se de um casal estrangeiro e um cidadão português referente à notícia. João Silva ressalva que o seu caso não está ligado ao casal estrangeiro.
 
Informação atualizada às 20h30