A aldeia da Cortelha volta a celebrar o São Martinho com o já tradicional Magusto e Passeio Pedestre, que decorre no próximo dia 13 de novembro.
A iniciativa dá aos participantes a oportunidade de contactar com a natureza e conhecer um pouco da história e do património rural da Serra do Caldeirão.
Segundo a organização, depois de cumpridos os 10 quilómetros de percurso, realiza-se o lanche serrano onde não vão faltar as castanhas, a batata-doce, a jeropiga e a água-pé.
O percurso inicia-se às 09h30 no Vale da Rosa, cerca de cinco quilómetros a norte da Cortelha, estando a concentração dos participantes agendada para as 08h30.
O itinerário da caminhada inclui a passagem por importantes pontos históricos da região, como o moinho de vento.
Está também prevista a visita a fontes, noras e barragens.
Esta iniciativa, organizada pela Associação de Amigos da Cortelha, conta ainda com o magusto serrano que se irá realizar na sede da colectividade, onde os participantes podem degustar algumas das iguarias mais típicas da serra algarvia, como as castanhas, a batata-doce, o chouriço, o queijo, o pão caseiro e a aguardente de medronho.
O Mercadinho Serrano, que se realiza sempre no segundo domingo do mês, é outro dos pontos de atração deste evento.
Durante o passeio, a organização garante apoio aos participantes, nomeadamente ao nível da distribuição de água e da presença de um guia.
O Passeio Pedestre e o Magusto de São Martinho contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.
As inscrições têm o valor de 6,00€ para não sócios, 4,00€ para sócios e a participação de crianças até aos 12 anos é gratuita.
Algarve Primeiro