Trata-se de uma reconstituição histórica que irá recorrer a vários “quadros”, representativos dos principais capítulos da história do Castelo e do povo daquela localidade do barrocal algarvio, com a ajuda de um narrador e encenação musical da responsabilidade da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.
A ação desenrola-se dia 11, da 14h30 às 17h30, através de quatro quadros principais: “(Re)Conquista do Castelo” e a entrega do Foral pelo rei D. Dinis, “Danças e Lendas”, através da recriação de danças da época e leitura e representação da lenda da moira encantada, “Romaria de Nossa Senhora do Castelo”, com procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição – padroeira do castelo – e “De Paderna a Paderne”, que encerra o programa com um concerto pela Banda Filarmónica, acompanhado de leitura de textos e projeção de imagens sobre a evolução da povoação.
A iniciativa, que se integra no âmbito do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Geral de Cultura do Algarve, é organizada pela Sociedade e Recreio Popular de Paderne e conta com o apoio do Município de Albufeira e da Junta de Freguesia de Paderne.