“No Caminho do Lince Ibérico” é o nome da exposição que pretende trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem desta, a espécie de felino mais ameaçada do planeta e que irá estar patente no Castelo de Silves, a partir do próximo dia 16 de dezembro.
A mostra apresenta uma perspetiva histórica da ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural, e que agora se concretizam, com a libertação prevista para o mesmo dia na região do Parque Natural do Vale do Guadiana.
A exposição procura ainda dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais e evidenciar a importância desta espécie no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre.
Esta iniciativa integra, no entanto, um projeto mais vasto, que inclui, para o mesmo dia, a inauguração do primeiro troço da rota temática “Na Rota do Lince Ibérico”, que conduz o visitante, a partir de Silves, para as cercanias da barragem do Arade, onde será inaugurado o “Miradouro do Lince”, local onde poderá ser observado o CNRLI-Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico.
Este conjunto de eventos é resultado de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Silves, a Águas do Algarve e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF).