Desporto

Castores do Arade disputaram Campeonato Nacional de Velocidade conquistando prata e bronze

Ana Bebiano garantiu a medalha de prata - Foto Luis Fráguas
Ana Bebiano garantiu a medalha de prata - Foto Luis Fráguas  
Os Castores do Arade marcaram presença, nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, onde disputaram o Campeonato Nacional de Velocidade para atletas juniores, seniores e veteranos, tendo alcançado uma medalha de prata, uma de bronze, seis finais “A” e duas finais “B”.

 
Segundo informou o clube de Lagoa, a atleta Ana Bebiano garantiu a medalha de prata, referente ao segundo lugar alcançado na categoria veteranas “A”, na distância de K1 500 metros, registando o tempo de 2m21s879, terminando a 2,950 segundos da vencedora Ana Ferreira da Silva do Náutico de Crestuma.
 
Iago Bebiano, que cumpre a sua primeira época no escalão de seniores, alcançou a final A em K1 200 metros. Uma final extremamente competitiva onde os sete primeiros classificados ficaram separados por apenas 1,080 segundos. Iago Bebiano registou o tempo de 38,860 segundos, ficando a apenas 0,796 segundos do atleta olímpico do SL Benfica, João Ribeiro, que venceu com 38,064 segundos. 
 
No segundo lugar terminou o internacional Hugo Rocha, do CN Marecos, seguido do também internacional e finalista no último mundial de Sub-23, Kevin Santos do Sporting CP. Messias Baptista, do SL Benfica, que procurava a revalidação do título nacional, membro da tripulação de K4 500 metros que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos, terminou na 4ª posição e Francisco Santos do Náutico de Ponte de Lima, por apenas 173 milésimos de segundos, foi o 5º classificado, à frente do algarvio Iago Bebiano, seu colega de tripulação na embarcação de K4 500m finalista europeia e mundial de juniores na época passada. 
 
Logo atrás terminaram mais dois atletas do Sporting CP, David Varela, também membro da tripulação de K4 500 metros que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos, e Artur Pereira, seguidos de Igor Pinho do CC Ovar na 9ª posição, também ele finalista no último mundial de Sub-23.
 
Na categoria de Sub-23, Iago Bebiano, subiu ao terceiro lugar do pódio, atrás de Messias Baptista do SL Benfica e de Francisco Santos do Náutico de Ponte de Lima. 
 
Apesar de não alcançarem lugares de pódio, os atletas veteranos masculinos do clube algarvio, conseguiram quatro finais “A” e duas finais “B.
 
Rui Marques na categoria de K1 1000m veteranos “A” terminou no 8º lugar na final “A”. Sérgio Carapinha e Nuno Silva alcançaram também a final “A” na categoria de K1 1000m veteranos “B”, terminando na 5ª e 6ª posições, respetivamente. 
Hélder Tomás que participou na final “A” da categoria de veteranos “D”, terminou na 5ª posição, mas foi desclassificado.
 
Os finalistas “B”, onde se disputam os lugares entre o 10º e 18º, foram os atletas António Luís e Júlio Soares, ambos em K1 1000m veteranos “B”, que terminaram na 15ª e 17ª posição, respetivamente.
 
O campeonato nacional de velocidade continua nos próximos dias 15 e 16 de agosto para os escalões de iniciados, infantis e cadetes, atletas entre os 11 e os 16 anos, e os Castores do Arade estarão presentes no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, sob rigorosas medidas de segurança, devido à pandemia de COVID-19.
 
A competição realizou-se à porta fechada, mas a Federação Portuguesa de Canoagem disponibilizou a transmissão em direto da prova através do seu canal no youtube.