Em virtude da pandemia do novo coronavírus COVID-19, a Câmara Municipal de Castro Marim reuniu o executivo, os cargos de chefia e o delegado de saúde local, para articular as medidas de contingência.
Com base nas orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), cabe à autarquia definir qual a forma de atuação municipal mais adequada de forma a minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus.
Assim, o Município informa em comunicado que "não hesitará em tomar as medidas necessárias para fazer face a esta pandemia".
A partir de hoje foram cancelados o mercado mensal, calendarizado para este sábado em Castro Marim; o mercado mensal do Azinhal; o Mercadinho da Aldeia em Odeleite e encerrada a Piscina Municipal.
Neste plano de contingência, consta a suspensão de eventos culturais, recreativos e desportivos; dos transportes municipais (sociais, culturais e desportivos) à exceção dos transportes realizados por motivos de consulta médica ou realização de exames de diagnóstico e do transporte Castro Marim Mais Perto; além da suspensão do programa de visitas culturais ou excursões.
Ficou também decidido criar um serviço social e de saúde preventivo, de emergência e proximidade às populações idosas e mais isoladas, especialmente das freguesias de Odeleite e Azinhal.
Segundo o Município, os equipamentos culturais e os monumentos mantêm-se ainda abertos a visitas, "uma vez que a afluência turística se considera baixa", no entanto, "serão tomadas medidas específicas e protetoras, quer do visitante, quer dos profissionais que trabalham no atendimento ao público, que passam essencialmente pela manutenção da distância de segurança e pelo reforço da higienização".
A Câmara Municipal de Castro Marim apela ainda a toda a população que cumpra com rigor todas as indicações da Direção-Geral de Saúde.