Chama-se "Particular Universal" e é um projeto cultural internacional que vai promover artes sonoras e teatrais em todo o concelho de Castro Marim.
Segundo avança a autarquia em nota emitida, trata-se de um projeto financiado ao abrigo do Programa Cultura do Mecanismo EEA Grants*e decorrerá até setembro de 2023.
O projeto irá desenvolver diversas atividades de cocriação artística ligadas à identidade, memória e paisagem sonora castromarinense. Destacam-se, entre outras, a realização de duas dezenas de residências artísticas dirigidas a criadores portugueses, noruegueses e internacionais, bem como a criação de um arquivo sonoro, de um arquivo comunitário sobre o património cultural imaterial e a produção comunitária de performances teatrais em diálogo com os habitantes do concelho.
Trata-se de uma iniciativa da associação OUT.RA, com sede no Barreiro, reconhecida pela realização de, por exemplo, o festival OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro. O projeto "Particular Universal" conta com a parceria do Município de Castro Marim, da instituição norueguesa NyMusikk, da companhia Teatro do Vestido e da associação cultural Filho Único.