No âmbito da Sema Europeia da Mobilidade, Castro Marim assinala amanhã, 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carros. O dia será celebrado com um conjunto de iniciativas que promovem a mobilidade sustentável e carbono zero.
Em nota de imprensa a autarquia avança que, durante todo o dia de amanhã, o trânsito automóvel estará limitado numa das principais artérias da vila de Castro Marim, parte da rua de S. Sebastião e a Rua Dr. José Alves Moreira. Para o efeito, serão colocadas baias e a devida sinalização, permitindo apenas a circulação a transportes públicos, veículos de emergência, viaturas para cargas e descargas e a residentes com mobilidade reduzida.
Na mesma publicação, a edilidade sugere que, na senda da Semana Europeia da Mobilidade - “Emissões Zero. Mobilidade para todos” –, se possa praticar a “Bicicl(arte)”, ou seja, que as pessoas se desloquem de bicicleta, aproveitando a Ciclovia da Lezíria, «num percurso tão salutar quanto aprazível», numa via que é «uma varanda» para a Reserva Natural do Sapal e onde se encontram também três esculturas de Carlos Correia, inspiradas no movimento sustentável».
O dia será ainda assinalado pelo lançamento da imagem do projeto integrado de sustentabilidade ambiental, o Triângulo Verde Ciclável, que passa por ligar Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde, sublinha.
Na mesma nota, lembra ainda a parceria transfronteiriça em curso, para a candidatura de um troço da Ciclovia Paco de Lucía, que irá ligar a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural e a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana.