Sociedade

Castro Marim aumenta apoio aos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António

 
A Câmara Municipal de Castro Marim atribuiu este ano um apoio de 180.000 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António e Castro Marim, o quádruplo da verba transferida há 4 anos.

Para a autarquia, "este é um apoio mais estável e que responde às necessidades e despesas inerentes ao serviço permanente de socorro que os Bombeiros Voluntários prestam no Município de Castro Marim e à manutenção do Posto de Emergência Médica no Azinhal (PEM)".
 
São serviços que exigem um dispositivo permanente, quer em meios, quer em recursos humanos, "e que representam um esforço económico elevado, não colmatado pelas transferências de estado", explica a câmara em comunicado, justificando que os Corpos de Bombeiros "têm sofrido também com a alteração substancial na contratação de serviços de transporte e apoio por parte do Estado e que lhes retira uma grande área de intervenção".
 
No entanto, com a garantia do apoio necessário por parte da autarquia, o PEM é uma realidade para Castro Marim, sobretudo útil à população do interior do território, "onde mais se manifestava esta grave carência de acessibilidade à prestação de socorros em caso de sinistrados ou doença súbita", lê-se no mesmo documento.
 
Entretanto, Castro Marim espera este ano, avançar com a construção de uma unidade local de formação na aldeia do Azinhal, com capacidade para formar agentes de proteção civil e bombeiros da região e fora dela, nas mais variadas matérias. A Unidade será também um centro de pré-posicionamento de meios para eventuais catástrofes e pode vir a ser uma unidade de alojamento para apoio a unidades de intervenção no território Algarve-Andalucía. Cofinanciada pelo Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO), esta unidade irá reforçar a posição estratégica dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António no Algarve e colocar o Baixo Guadiana como centro de pré posicionamento de meios.