Em Castro Marim, o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra este sábado, dia 16 de outubro, será entre livros, pratos e cheiros.
Em parceria com a Associação In Loco, o Município de Castro Marim promove uma tarde diferente na Biblioteca Municipal, com ações que procuram informar e promover uma "alimentação saborosa, saudável e económica".
De acordo com o município, as ações são dinamizadas em torno da nova edição do livro “O Prato Certo”, com truques e dicas "de receitas saborosas, simples e acessíveis, inspiradas nos princípios da alimentação mediterrânica". Assim, será realizada uma palestra, com a presença de uma nutricionista, e um workshop culinário, organizado por um chef convidado.
Paralelamente, decorre um pequeno “mercadinho”, com a venda de produtos alimentares locais e saudáveis, numa perspetiva de valorização dos recursos endógenos e de géneros de circuitos curtos, incentivando a produção e o consumo de proximidade. Haverá também atividades dirigidas aos mais pequenos, relacionadas com o tema “Alimentação Saudável”, e uma exposição sobre o “Desperdício Alimentar”.
Esta jornada dedicada à alimentação tem início às 15h00 horas, sendo dirigida a todos os interessados, mas com limite de participantes e inscrição prévia (nº 281 510 747) e sujeita às normas da DGS adequadas ao espaço.
A autarquia refere em nota enviada que, esta "é uma das muitas iniciativas", que tem vindo a desenvolver nas áreas da saúde, da reeducação alimentar e do ambiente. Outras foram, por exemplo, o desenvolvimento dos programas desportivos “Põe-te em Forma” e “Ao Ritmo dos 60”, do 1º programa municipal de Combate à Obesidade e do programa ambiental “Jovens pelo Ambiente".