Sociedade

Castro Marim distribuiu sementes de cravos para que liberdade perdure no tempo

As comemorações do 25 de Abril em Castro Marim passaram por um diversificado programa cultural e desportivo, que privilegiou o convívio entre a população local e a consciencialização dos mais pequenos, aquilo que a autarquia apelida de "verdadeiras sementes de Abril”.

PUB
 
Em nota de imprensa o Município refere que o destaque deste ano foi para a “Grande Bandeira da Liberdade”, patente na Praça 1º de Maio desde o dia 24 de abril, e também para a iniciativa “Semear a Liberdade”, que passou por distribuir sementes de cravo para plantação, em vez dos habituais cravos vermelhos.
 
A “Bandeira da Liberdade”, com cerca de 40 metros e construída por 500 crianças do pré-escolar e 1º ciclo de Castro Marim, foi uma iniciativa incentivada por Fátima Valentim e Nuno Rufino, a partir do seu livro infantil “À Procura da Liberdade” já traduzido também em espanhol. Quanto às sementes dos cravos, foram distribuídas à boleia da Banda Musical Castromarinense, que deu música às principais localidades do concelho.
 
A liberdade foi ainda marcada pela largada de centenas de pombos, numa parceria com a Associação Columbófila de Castro Marim, continuando-se depois as celebrações em Altura, numa aula de fitness e, mais tarde, o jogo de futebol entre adeptos SL Benfica X Sporting CP, no Campo de Atletismo Adílio Gomes (Altura), organização do Clube Recreativo Alturense, de onde a equipa benfiquista saiu vencedora.  
 
Amanhã, ainda integrado nas comemorações da Revolução dos Cravos, o Pavilhão Municipal de Castro Marim acolhe, pelas 10h00, o workshop de defesa pessoal, promovido pelo Leões do Sul Futebol Clube, gratuito e aberto a todas as faixas etárias.