Sendo o cancro do pulmão a principal causa de morte por cancro do mundo e em Portugal, nota da Câmara de Castro Marim acrescenta que a previsão aponta para que a incidência e a mortalidade aumentem até 2040, com o tabaco a ser responsável por entre 80% e 90% dos cancros do pulmão, aumentando entre 15 e 30 vezes o risco para o surgimento da doença.
A mesma fonte diz que no Algarve, no caso dos jovens, o consumo de tabaco está dentro da média nacional, "mas é a região do país com um maior consumo recente de canábis, e a nova moda dos vaporizadores, igualmente tóxicos".
O Programa de Combate ao Tabagismo do Município superou este ano as mil consultas e, durante a última década, já fez com que mais de 800 pessoas tenham deixado de fumar ao fim de um ano.
Com uma taxa de sucesso de 82,37%, a iniciativa assenta num Programa de Voluntariado Médico, promovido por Francisco Amaral, médico e ex-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, que criou e lidera este projeto.
O programa incide nas vertentes da sensibilização e da motivação para deixar de fumar, com apoio aos fumadores durante todo o processo, iniciando-se com uma consulta de cessação tabágica.
A autarquia realça que ao longo dos anos, "esta iniciativa tem vindo a ser destacada a nível nacional e internacional pelos seus excelentes resultados, que já foram apresentados em vários congressos de saúde por todo o país e em Espanha".
Para marcação de consulta ou obter mais informações deverá contactar através do telefone 961 010 169.