Cultura

Castro Marim, Faro e Lagos recebem sessões informativas sobre financiamento europeu para as artes e cultura no Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Europe Direct Algarve promovem, nos dias 18 e 19 de maio, sessões de capacitação sobre “Financiamento europeu para as artes e cultura”, do programa Europa Criativa, que terão lugar em Castro Marim, Faro e Lagos.

PUB
As sessões informativas têm como destinatários os profissionais e entidades que integrem o setor cultural e criativo, associações culturais, organismos públicos, como autarquias e juntas de freguesia, empresas da área criativa (arquitetura, design, moda, entre outros) e da edição, assim como universidades e outros estabelecimentos de ensino.
 
Com a participação de Sara Machado, do Centro de Informação Europa Criativa em Portugal, a sessão irá incidir sobre a vertente Cultura, que abrange todos os setores da cultura e da criação (com exceção dos setores audiovisual e cinematográfico), para apresentar as diferentes linhas de financiamento.
 
A primeira sessão informativa realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 18 de maio, das 11h00 às 13h00, e a segunda, no Auditório Municipal de Lagos, no dia 19, das 15h30 às 17h30. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição através do link https://forms.gle/Gzgmih7yteVPhSnK7
 
No dia 19 de maio, terá lugar um workshop, das 10h00 às 13h00, na sede da DRCAlg, com o objetivo de trabalhar aspetos práticos na formulação dos projetos europeus. Desde a procura de parcerias internacionais, aos erros mais comuns nas candidaturas ao Europa Criativa, a sessão irá munir os participantes de orientações para o preenchimento de formulários, assim como de conhecimentos ligados ao universo dos programas europeus de apoio à cultura e às artes. A participação é gratuita, limitada a um máximo de 20 participantes, com inscrição prévia através do link https://forms.gle/Gzgmih7yteVPhSnK7
 
O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos setores cultural e criativo. O novo ciclo decorre entre 2021-2027, com um enquadramento financeiro na ordem dos 2.44 mil milhões de euros, um aumento de cerca de 50% face ao ciclo anterior. Trata-se de um programa de cofinanciamento a fundo perdido.