O Município de Castro Marim viu recentemente aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, em estreita colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), no âmbito da eficiência hídrica, nomeadamente na melhoria de infraestruturas e tecnologias de gestão de rega em espaços verdes urbanos e na modernização e controlo ativo de perdas.
O Município informou em comunicado, que vai também avançar com uma campanha dirigida à comunidade que visa a promoção da poupança e uso consciente da água, "de forma a alertar e sensibilizar a população para a escassez de água".
Tendo em conta as alterações climatéricas com o aumento da temperatura média anual, grandes períodos de seca e seca severa ou a subida do nível médio do mar, a autarquia refere que "tornou-se imperativo tomar providências que garantam a proteção e a melhor gestão dos recursos hídricos, sobretudo na região algarvia".
É neste enquadramento que surgiu a candidatura, pretendendo-se a modernização e controlo ativo de perdas de água na rega dos, cerca de 70, espaços verdes que existem nas freguesias de Altura e Castro Marim, bem como a monitorização da rede de abastecimento municipal, através da aquisição de equipamentos de controlo e medição, que se associarão assim ao processo de leitura e faturação por sistema de telemetria já em curso desde 2019.
De acordo o mesmo documento, a modernização dos serviços de abastecimento de água e controlo ativo de perdas de água na rega representam um investimento total de cerca de 250.000,00 euros.
“Estamos a trabalhar no sentido de ter um município cada vez mais sustentável, resiliente e flexível”, declarou a vice-presidente Filomena Sintra, sublinhando que o Município tem adotado outras estratégias que visam contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente um plano de investimentos em viaturas elétricas, que disponibiliza para os seus serviços internos e também para deslocações mais longas, a instalação de Postos de Carregamento Normal (PCN), a instalação de parqueamentos para bicicletas em vários pontos do concelho, o desenvolvimento do projeto “Triangulo Ciclável”, que ligará, por ciclovias, Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde, entre outras.