Sociedade

Castro Marim integra constituição da Estação Náutica do Baixo Guadiana para combater sazonalidade

O projeto passa pela integração dos recursos já existentes, que incluem o alojamento, a restauração, a cultura, o património e o desporto, entre outras, na criação de novos conceitos e ofertas turísticas.

PUB
 
O principal objetivo desta Estação Náutica é a afirmação da região Baixo Guadiana enquanto destino náutico, proporcionando uma oferta turística integrada e de qualidade, que consiga fazer frente ao problema da sazonalidade. Pretende-se que em 2022 este território se tenha consolidado com novos polos de visita e uma dinâmica capaz de contribuir pata a fixação de pessoas e para a criação de novos postos de trabalho.
 
Com base nesta dinâmica a Câmara Municipal de Castro Marim informa em comunicado que assinou um protocolo de parceria, para a formalização e constituição da Estação Náutica do Baixo Guadiana (ENBG), iniciativa da Estação Naval do Guadiana.
 
A ENBG une o território de quatro municípios portugueses do Guadiana (VRSA, Castro Marim, Alcoutim e Mértola) e o Ayuntamiento de Ayamonte. São mais de 30 as entidades, públicas e privadas, que integram este protocolo de parceria, desde administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, clubes náuticos, marinas e portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros.
 
O município de Castro Marim vê neste projeto "uma oportunidade estratégica na promoção da Barragem de Odeleite, que vai diversificar a oferta turística do concelho com diversas atividades recreativas e desportivas".