Ambiente

Castro Marim procura voluntários para plantar 5000 árvores

Área de intervenção da ação de reflorestação (CM Castro Marim)
Área de intervenção da ação de reflorestação (CM Castro Marim)  
Numa iniciativa do Município de Castro Marim articulada com as juntas de freguesia, Zoomarine, Algar, ARCDAA (Associação recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora) e Cooperativa GuadiMonte, procuram-se voluntários para reflorestar parte da área ardida o ano passado, no incêndio da Pernadeira.

A ação, que terá lugar no dia 3 de dezembro, vai colocar no terreno cerca de 5.000 árvores doadas pelo projeto "Together We Protect", do Zoomarine, com a missão de promover o conhecimento, a preservação e a educação ambiental e onde se inserem medidas como o apoio à reflorestação da região algarvia, faz saber a autarquia em nota de imprensa.
 
Tendo em conta as circunstâncias desta reflorestação e procurando promover a capacidade de resiliência do território, foram escolhidas espécies autóctones e resilientes ao fogo (alfarrobeiras; medronheiros).
 
"Com inscrições obrigatórias (até ao dia 1 de dezembro), pode fazê-lo com a sua família, empresa ou escola, para plantarmos juntos um futuro diferente", completa a mesma fonte.
 
A ficha de inscrição encontra-se neste link. Pode também inscrever-se através dos contactos 281 510 778 / gam@cm-castromarim.pt (Gabinete de Apoio ao Munícipe) ou 963 336 104 / guadimonte2022@gmail.com (GuadiMonte).
 
São cerca de 19 hectares de terreno para plantar as cerca de 5000 árvores e a GuadiMonte será a responsável por conduzir a ação no terreno e assegurar os cuidados após a plantação, de forma a potenciar a sua taxa de sobrevivência.