No atual contexto pandémico e o cancelamento de quase todos os eventos da agenda cultural e desportiva, o Município de Castro Marim procurou novas formas de se promover, retomando o seu portal Local Market (www.castromarimlocalmarket.com) permitindo a compra de muitos produtos e artesanato local.
O Local Market é um novo desafio para os produtores e artesãos, "quer na promoção e salvaguarda de técnicas artesanais ancestrais, quer no escoamento da produção, internacionalizando e aumentando exponencialmente o público das suas vendas", define a autarquia em comunicado.
À venda estão o sal de Castro Marim, “o melhor sal do mundo”, e a flor de sal, artesanato (cestaria, bilros, etc), mel e doces, temperos, conseguidos através da mistura de ervas do território do Baixo Guadiana, conservas de fabrico artesanal, espirituosas aguardentes algarvias, como as de figo e de medronho, doçaria, queijos, enchidos, sabonetes, entre outros artigos que pode consultar no portal.
Enquanto espaço físico, o Mercado Local de Castro Marim foi inaugurado na década de 50 (século XX), funcionando como mercado de frutas, verduras e peixe durante largas décadas. Após a sua requalificação e reabilitação, tornou-se num espaço turístico-cultural multifuncional, orientado para o desenvolvimento e o reforço da oferta do comércio local, com impacto positivo na promoção dos produtores e artesãos locais, explica a edilidade.
Numa segunda fase, a autarquia de Castro Marim premete desenvolver uma plataforma que se transforme numa verdadeira feira online, em que o vendedor/produtor/artesão consiga fazer a sua venda direta através deste meio. O Local Market vai também ser traduzido em várias línguas, indo ao encontro do público internacional, um dos principais clientes da plataforma.