Decorreram este fim-de-semana, de 14 a 16 de agosto, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, santa padroeira de Castro Marim.
Milhares de pessoas passaram pela vila, que se animou num diversificado programa, em que se destacaram as manifestações religiosas e o concerto da “nova voz do fado”, Cuca Roseta.
A festa arrancou com uma noite dedicada à dança, primeiro o folclore, com a presença de alguns grupos do Folkfaro, e depois com o grupo “Arutla”, da escola de dança de Altura.
As manifestações religiosas, no dia 15 de agosto, foram o ponto marcante das comemorações.
Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires.
Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila. No mesmo dia, esteve o palco a fadista Cuca Roseta.
No espaço das Festas decorreu também uma mostra de saberes tradicionais, com artesãos a trabalhar ao vivo, e uma exposição de etnografia, com memórias da história e cultura portuguesa.
A encerrar estas Festas, no domingo, a Gala Internacional do Acordeão.
Em palco estiveram reputados acordeonistas nacionais e estrangeiros, como o acordeonista francês Michel Sapateado ou o Trio de St. Petersburgo, e a Escola de Acordeão de Castro Marim, com uma apresentação do trabalho que os seus alunos desenvolvem.
O Município de Castro Marim pretende realizar um debate público sobre as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, para “auscultar a opinião dos castromarinenses, num balanço entre o passado, o presente e o futuro destas comemorações, respeitando a tradição, a história e o prestigio destas comemorações”, garante o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que pretende introduzir novos conteúdos nesta programação cultural, que é uma das mais relevantes para o concelho, e, simultaneamente, rentabilizar o evento no campo da dinamização da economia local.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.