Castro Marim promove a campanha de vacinação contra a gripe, ao abrigo do Programa Nacional de Vacinação gratuito do Ministério da Saúde.
Com mais procura do que nos anos anteriores, pelo contexto trazido pela pandemia covid-19, a autarquia castromarinense informa que decidiu reforçar a campanha, através de um protocolo com a Associação Dignitude, garantindo a vacinação gratuita nas farmácias comunitárias para os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.
Em comunicado, a câmara explica que a vacinação contra a gripe estará assim gratuitamente disponível, para grupos de risco (como diabéticos, cardíacos e asmáticos) e/ou munícipes a partir dos 65 anos, nos centros de saúde, farmácias e através da Unidade Móvel de Saúde (UMS), que percorre as povoações mais isoladas do interior do concelho.
«É mais importante do que nunca, fazer chegar a vacinação a todos os grupos de risco e aos idosos, que são também os mais vulneráveis à covid-19. Além de reforçar o nosso sistema imunitário contra o vírus da gripe, irá reduzir os internamentos por infeções respiratórias associadas à gripe e diminuir a afluência das pessoas às instituições de saúde, libertando maior espaço e tempo para os doentes infetados com a covid-19», sublinha o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.