Os Dias Medievais estão de regresso, naquela que será a sua 23ª edição, de 24 a 28 de agosto, depois de dois anos de ausência devido à pandemia.
Durante cinco dias e cinco noites, o convite do Município de Castro Marim, organizador do evento, passa por regressar à Idade Média, com a participação de mais de 30 grupos de animação, nacionais e internacionais, alguns só com presença em Castro Marim.
Pelos vários palcos da vila, do mercado medieval até ao castelo, serão apresentadas artes e performances, desde teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e ainda demonstrações de falcoaria.
Embora a animação circule por todo o recinto, o castelo é o palco principal dos Dias Medievais, estando representadas mais de 45 artes e ofícios e onde decorrem os espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. Outra das atrações, são os banquetes (apenas mediante reserva), que decorrem num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas. A ementa reúne as melhores iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação. Uma experiência diferente será a mesa real, com 10 convivas por noite, com a pompa e circunstância das cortes da Idade Média - “Seja Rei por uma Noite”.
Ainda no castelo, a exposição de instrumentos de tortura e punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), recorda algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a idade das trevas.
Nos Dias Medievais, não faltam espaços destinados às crianças no castelo (junto à loja medieval) e na vila (junto à Igreja Matriz e na Rua dos Combatentes da Grande Guerra), que contam com oficinas, jogos, carrocéis e contadores de histórias.
A recriação histórica no Forte de S. Sebastião é outro dos palcos deste evento. Pela Associação Companhia Livre, a “Guarnição Militar Século XVII – A Restauração”, com exposições temáticas e demonstrações de esgrima e de equitação.
Além da animação, participam centenas de pessoas trajadas. Pelas ruas e ruelas pode encontrar reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas. O desfile medieval acontece no primeiro e no último dia: 24 de agosto – 19h00 e 28 de agosto – 17h30.
Como Eco Evento, o objetivo passa por conseguir uma redução drástica de resíduos e uma reutilização máxima dos bens e cenários de cada edição, em que os estabelecimentos aderentes, terão a obrigatoriedade de usarem todo o material reciclável. Foi ainda reforçado o investimento na prevenção e intervenção, quer na área da segurança quer do socorro.
As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.
Bilhetes à venda na bilheteira online
BOL e nos diversos pontos de venda associados.