Aproveitando a data comemorativa e a necessidade urgente de servir as populações do Azinhal e de Odeleite, a Câmara Municipal de Castro Marim lançou este domingo a 1° unidade móvel de saúde do país, com médico permanente.
Este equipamento vai permitir um melhor e mais rápido acesso aos cuidados de saúde de duas freguesias localizadas no interior do concelho, onde a população é idosa e apresenta dificuldades em se deslocar aos equipamentos de saúde.
“Hoje, 5 de outubro, é um dia histórico para Portugal, mas é também um dia histórico para as freguesias de Odeleite e Azinhal. Recordo-me que, há vinte anos atrás, criei a primeira Unidade Móvel de Saúde do país com enfermeiro, no concelho de Alcoutim. Nessa altura, as câmaras municipais não se preocupavam com as questões da saúde e da ação social, preocupavam-se antes com a eletrificação, com o abastecimento de água ou a recolha do lixo. Eu entendi que não era assim. Hoje, estamos a fazer história aqui em Odeleite ao darmos a conhecer a primeira Unidade Móvel do país permanentemente com médico”.
Foi deste modo que o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, falou na cerimónia de apresentação pública da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim, ontem na aldeia de Odeleite. Esta cerimónia contou com as presenças do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, João Moura Reis, o Presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias e a Presidente da Associação Social da Freguesia de Odeleite, Paula Pinto.
A concluir a sua intervenção, o autarca agradeceu a "preciosa" ajuda da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), aos presidentes das Juntas de Freguesia de Odeleite e Azinhal, por terem acreditado no projeto, e à Associação Social da Freguesia de Odeleite, enquanto parceira do projeto.
“As pessoas das freguesias de Azinhal e Odeleite e de toda a serra algarvia são pessoas que levaram uma vida de sacrifícios. Portanto, é inteiramente justo que as câmaras municipais e as juntas de freguesia vão ao encontro das suas necessidades mais imediatas. Uma consulta de proximidade em que as pessoas não têm de se deslocar ao Centro de Saúde é um ato de justiça”, assegurou.
Por seu turno, o Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, João Moura Reis, referindo-se à importância da criação da Unidade Móvel de Castro Marim, afirmou: “As freguesias de Odeleite e Azinhal estão de parabéns. Quero agradecer aos autarcas na pessoa do Dr. Francisco Amaral, a forma prática e eficiente como trataram uma questão de assistência médica. Atendendo ao elevado índice de envelhecimento da população da freguesia de Odeleite, a melhor solução é fazer consultas de proximidade do que ter um posto médico onde as pessoas têm de se deslocar, com todos os problemas inerentes como sejam a falta de transporte e as dificuldades de mobilidade dos próprios doentes”.
Também o Presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias, salientou o caráter positivo do projeto, afirmando que esta é uma boa solução na prestação de cuidados de saúde a uma população maioritariamente idosa. “Antes só tínhamos médico duas tardes por semana, agora temos diariamente”, sublinhou. Realçou ainda o esforço desenvolvido pela Câmara Municipal para a criação da Unidade Móvel de Saúde e o apoio inestimável da Associação Social da Freguesia de Odeleite.
A Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim vai percorrer as freguesias de Azinhal e Odeleite, de segunda a sexta-feira, para a realização de consultas, com uma equipa constituída pelas médicas Helena Gonçalves, Susana Valsassina e a enfermeira Angelina Rocha.