Menos peso, melhor nutrição, vida mais ativa, é esse o trabalho desenvolvido pelo Programa de Combate à Obesidade, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim desde setembro de 2016.
Trata-se do 1º programa municipal, de Combate à Obesidade, funciona em articulação com o Centro de Saúde local, e reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e desporto.
Atualmente já reúne 145 aderentes, 99 dos quais já foram avaliados.
Para a autarquia, esta iniciativa «visa combater aquele que é considerado um dos principais flagelos deste século, a obesidade, responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura da população mundial».
Mais de metade da população portuguesa (5,9 milhões de pessoas) é obesa ou está em risco de o ser e apenas 27% fazem exercício físico diariamente.
Dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, realizado entre 2015 e 2016 sob a coordenação da Universidade do Porto.
Natália Gomes aderiu ao Programa, inicialmente “para perder peso”, mas, acima de tudo, para “ter uma melhor qualidade de vida” e, até agora, o balanço tem sido “muito positivo” e sente-se muito motivada para continuar.
“A resposta dos serviços de saúde do Estado é lenta e falha muito, porque é preciso agarrar a motivação das pessoas na hora certa”, declara o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Para se inscrever pode dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe do Município de Castro Marim ou utilizar os contactos: 281 510 778 |
[email protected].
Algarve Primeiro