Sociedade

Castro Marim:Câmara Municipal apoia Associação de Defesa Sanitária que está em situação difícil

No âmbito da política de apoio e incentivo à economia local, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de uma verba de 8 mil euros à Associação de Defesa Sanitária do concelho de Castro Marim, mediante a assinatura de um protocolo de colaboração.

PUB
 
Segundo a autarquia, o apoio financeiro, prende-se com o facto  da Associação de Defesa Sanitária do concelho, que nas duas últimas décadas tem desempenhado um papel importante no domínio da saúde pública, estar a viver uma situação de grande precaridade financeira, que ameaçava o seu encerramento e o perigo real de transmissão de doenças dos animais ao homem. 
 
A Autarquia entende que o apoio financeiro concedido, além de permitir que a associação continue a pugnar pela saúde pública do concelho, é também um forte incentivo à expansão da pecuária existente no território que, neste momento, dispõe de uma centena de rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos, geradores de riqueza e emprego na sub-região do Baixo Guadiana. 
 
Recorde-se que a Associação de Defesa Sanitária do concelho de Castro Marim (ADS) garante a sanidade animal, no sotavento algarvio, fazendo o acompanhamento sanitário de 12 mil pequenos ruminantes e 2 mil bovinos, permitindo o combate efetivo de doenças, que se podem transmitir aos seres humanos, bem como de doenças de incidência local, responsáveis pela baixa produtividade dos animais.