Decorreu na sexta-feira, dia 8 de maio, na Casa do Sal, em Castro Marim, a inauguração da exposição de fotografia “Algarve – Desvelando Vívidas Imagens de uma Plasmada Região na Monocultura do Turismo”, por Filipe da Palma, em conjunto com a apresentação do livro “Algarve em 3D”, de Jacinto Palma Dias.
Estiveram presentes os criadores e da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.
Os trabalhos dos dois autores encontram-se na arquitetura popular do Algarve, nos pormenores das platibandas, chaminés, terraços, portas coloridas, janelas simples e exuberantes, numa associação de linguagens que quer resgatar a identidade da região, ofuscada pelo turismo de massas de sol e praia que se associa agora à história do sul.
Filipe da Palma estudou fotografia no AR.CO (Centro de Arte & Comunicação Visual) e trabalha atualmente como fotógrafo na Câmara Municipal de Portimão. O seu trabalho de recolha fotográfica do património no Algarve nos últimos vinte anos é um registo valioso da diversidade e riqueza cultural da região.
Jacinto Palma Dias, natural de Castro Marim, é licenciado em História pela Universidade de Paris VIII, mas conhecido como pioneiro da agricultura biológica no Algarve e produtor de flor de sal.
A exposição “Algarve – Desvelando Vívidas Imagens de uma Plasmada Região na Monocultura do Turismo”, por Filipe da Palma, estará patente na Casa do Sal até ao final deste mês, e pode ser vista de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.