Sociedade

Castro Marim:Obra da residência para doentes de Alzheimer e outras demências "única a Sul do Tejo" deverá arrancar em junho

 
A obra da residência para doentes de Alzheimer de Castro Marim, já tem data prevista.

 
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia da localidade disse ao Algarve Primeiro, que junho é o mês previsto para o arranque dos trabalhos.
 
José Cabrita avançou que se trata de um investimento de 4 milhões de euros, no antigo edifício sede da Casa do Povo de Castro Marim, e “destina-se a dar uma resposta adequada às necessidades específicas dos indivíduos portadores da doença de Alzheimer e outras demências, não só aos doentes do concelho, mas a toda a região algarvia”.
 
Segundo o responsável da Santa Casa, “penso que não existe qualquer unidade desta natureza a sul do Tejo, que possa responder a doentes com esta patologia”, constituindo um problema para as famílias que têm doentes de Alzheimer a seu cargo.
 
A construção deste equipamento a cargo da Santa Casa de Misericórdia de Castro Marim, terá capacidade para 80 utentes, podendo criar entre 30 a 40 postos de trabalho.
 
José Cabrita especificou que, o financiamento da obra conta com 1,2 milhões de Fundos Comunitários, 25% da Autarquia de Castro Marim, e os restantes da banca.
 
Referiu que, “em março serão abertas as propostas do concurso público” e que a obra deverá arrancar em junho. Estando prevista a sua conclusão para o final de 2021.
 
Nas mesmas declarações, José Cabrita diz tratar-se de “um sonho de todos os castromarinenses e, de uma obra necessária e de extrema importância, uma vez que, há cada vez mais casos de demências, e os lares não dão resposta a este tipo de necessidades”.