Foi aprovado e assinado o contrato de co-financiamento da implantação de uma estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura, no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão, a fundo perdido.
A autarquia de Castro Marim, ressalva em nota de imprensa que o contrato de financiamento, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, consta uma componente não elegível, ou seja, não comparticipável, correspondente à iluminação e ao mobiliário, por não ter enquadramento nos objectos específicos do aviso.
O cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a nova praia vigiada da frente mar de Altura, a abrir em 2018, a Praia da Verde Lago, e a Praia da Lota (Manta Rota - Vila Real de St. António), cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteará o sistema dunar, sobrelevando-se na Ribeira do Alámo, mas abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar.
Esta intervenção envolve também a reconstrução de quatro acessos à praia, já existentes, e a construção de um novo, estimando-se o total do investimento em 936.091,30 euros.
Este projeto foi realizado sob orientação e com protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e em conformidade com a dinâmica sedimentar do respetivo cordão dunar, destaca nota da edilidade.
Antes do encerramento da fase do projeto de execução, o Município de Castro Marim visa promover uma sessão pública.