José Estevens, Vereador da Câmara Municipal de Castro Marim eleito pelo Movimento Independente Castro Marim Primeiro – CM1, foi o autor da proposta aprovada pela Câmara Municipal de Castro Marim, que torna possível a construção do Centro de Atividades Náuticas e Desportivas não poluentes da Barragem de Odeleite.
De acordo com comunicado do Movimento, "sem desvirtuar a proposta eleitoral do CM1, José Estevens, conseguiu, consensualizar aquilo que, em sua opinião, consubstanciava o melhor das propostas das duas outras forças políticas representadas no executivo municipal".
Sobre esta matéria o CM1 defende "que cabe ao Município a obrigação de privilegiar a iniciativa privada no desenvolvimento de projetos que pela sua natureza só devem, muito subsidiariamente, ser desenvolvidos por entes públicos, como os municípios".
Por outro lado, o CM1 aponta para a "importância de fixar em Odeleite um investimento com a dimensão do proposto e sinergias que o mesmo pode estimular, assim como a requalificação da aldeia de Odeleite, por forma a dinamizar a economia local".
Com base nestes pressupostos, a proposta apresentada por José Estevens consubstancia-se na aprovação da construção do centro Náutico com a garantia de que mesmo será concessionado a privados, ficando desde logo definidos os elementos essenciais desse concurso e diminuindo dessa forma o esforço financeiro a alocar pelo Município.
Por outro lado, a proposta assumiu o compromisso de investir na requalificação da aldeia de Odeleite valor igual ao investido na construção do Centro Náutico, independentemente do montante de financiamento comunitário.
Desta forma, o CM1 diz que é garantida a viabilização do investimento necessário para dinamizar a freguesia de Odeleite, "provando que o mais importante são os supremos interesses do concelho de Castro Marim, em presença de propostas justas, razoáveis e isentas de interesses político partidários".