Loulé

Cavaco Silva (Boliqueime)

Foto:Museu da Presidência da República
Foto:Museu da Presidência da República  
Aníbal António Cavaco Silva, nasceu a 15 de Julho de 1939 em Boliqueime, Loulé. É casado com Maria Cavaco Silva e, do seu vasto currículo destacam-se a profissão de economista, a docência universitária, muito embora seja a carreira política que mais lhe tenha dado projecção e popularidade.

 
Foi líder do Partido Social Democrata, tendo ocupado o cargo de Primeiro-Ministro entre 6 de Novembro de 1985 e 28 de Outubro de 1995, tendo sido o político que mais tempo esteve na liderança do governo do país desde o 25 de Abril de 1974. Em 22 de Janeiro de 2006 foi eleito como Presidente da República, local que ainda ocupa neste momento. 
 
Cavaco Silva licenciou-se em Finanças em 1964 no ISCEF (actual Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG), exercendo também o cargo de professor no mesmo instituto desde 1966. Posteriormente fez o doutoramento em Economia na Universidade de York, Reino Unido em 1974. 
 
Ao regressar a Portugal, trabalhou sucessivamente no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, actual ISEG, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica e no Banco de Portugal. Neste último, foi director do Departamento de Estudos Económicos. 
 
Ocupou o cargo de Ministro das Finanças e Plano no Governo de Francisco Sá Carneiro, em 1980, e ganhou a reputação de economista liberal. Após a morte do primeiro-ministro num acidente de aviação, recusou continuar no segundo governo formado pela Aliança Democrática (AD), chefiado por Francisco Pinto Balsemão (1981). 
 
Os cortes nos impostos e a liberalização económica, incluindo as privatizações de empresas públicas, deram origem a um crescimento económico apreciável, que lhe fez subir a popularidade e dar o mote para o seu percurso político. Ainda que as suas origens estejam ligadas ao Algarve, Aníbal Cavaco Silva foi residir para Lisboa onde tem marcado o seu percurso pessoal e profissional. 
 
No dia 27 de Março inaugurou uma exposição sobre a sua vida no Convento de Stº António em Loulé inserida nas comemorações do I Centenário da República 
 
Em Outubro de 2010, formalizou a sua candidatura no CCB em Lisboa, para um segundo mandato como Presidente da República. 
 
Em Janeiro de 2011 foi eleito Presidente da República para o último mandato. 
 
 
(+) Loulé

Solange Coelho

Jamila Madeira

José Carlos Fernandes

Dino D´Santiago

Casimiro de Brito