Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Cavaco Silva (Boliqueime)

Cavaco Silva (Boliqueime)
Imprimir Partilhar por email
20-08-2013 - 16:27
Aníbal António Cavaco Silva, nasceu a 15 de Julho de 1939 em Boliqueime, Loulé. É casado com Maria Cavaco Silva e, do seu vasto currículo destacam-se a profissão de economista, a docência universitária, muito embora seja a carreira política que mais lhe tenha dado projecção e popularidade.
 
 
Foi líder do Partido Social Democrata, tendo ocupado o cargo de Primeiro-Ministro entre 6 de Novembro de 1985 e 28 de Outubro de 1995, tendo sido o político que mais tempo esteve na liderança do governo do país desde o 25 de Abril de 1974. Em 22 de Janeiro de 2006 foi eleito como Presidente da República, local que ainda ocupa neste momento. 
 
Cavaco Silva licenciou-se em Finanças em 1964 no ISCEF (actual Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG), exercendo também o cargo de professor no mesmo instituto desde 1966. Posteriormente fez o doutoramento em Economia na Universidade de York, Reino Unido em 1974. 
 
Ao regressar a Portugal, trabalhou sucessivamente no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, actual ISEG, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica e no Banco de Portugal. Neste último, foi director do Departamento de Estudos Económicos. 
 
Ocupou o cargo de Ministro das Finanças e Plano no Governo de Francisco Sá Carneiro, em 1980, e ganhou a reputação de economista liberal. Após a morte do primeiro-ministro num acidente de aviação, recusou continuar no segundo governo formado pela Aliança Democrática (AD), chefiado por Francisco Pinto Balsemão (1981). 
 
Os cortes nos impostos e a liberalização económica, incluindo as privatizações de empresas públicas, deram origem a um crescimento económico apreciável, que lhe fez subir a popularidade e dar o mote para o seu percurso político. Ainda que as suas origens estejam ligadas ao Algarve, Aníbal Cavaco Silva foi residir para Lisboa onde tem marcado o seu percurso pessoal e profissional. 
 
No dia 27 de Março inaugurou uma exposição sobre a sua vida no Convento de Stº António em Loulé inserida nas comemorações do I Centenário da República 
 
Em Outubro de 2010, formalizou a sua candidatura no CCB em Lisboa, para um segundo mandato como Presidente da República. 
 
Em Janeiro de 2011 foi eleito Presidente da República para um segundo mandato. 
 
(Actualização:26-01-11)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

João Palma é campeão do mundo de acordeão (2018)



-

Jovens do BTTLoulé/Elevis "brilham" no Campeonato da Europa de Orientação em BTT (2018)



-

Vice-campeão mundial de BMX homenageado em Loulé (2018)



-

Albano Neto



-

Margarida Correia (Querença)



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Castro Marim:Francisco Amaral prevê eleições antecipadas já em 2019

Castro Marim:Francisco Amaral prevê eleições antecipadas já em 2019

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Albufeira 10 anos a somar galardões ECOXXI

Albufeira 10 anos a somar galardões ECOXXI

ver mais
 
Lagos apresentou plano para ser cidade de referência no desporto federado e lazer

Lagos apresentou plano para ser cidade de referência no desporto federado e lazer

ver mais
 
PCP quer respostas do Governo sobre as carreiras dos enfermeiros do CHUA

PCP quer respostas do Governo sobre as carreiras dos enfermeiros do CHUA

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio