Durante a visita, o Presidente da República ficou a conhecer um pouco melhor a dinâmica socioeconómica do concelho bem como algumas respostas sociais e culturais, e alguns projetos de empreendedorismo económico.
A visita começou na Santa Casa da Misericórdia, onde conheceu o Centro de Dia, tendo sido recebido ao som do Hino Nacional cantado ao vivo por um conjunto de crianças que frequentam o ateliê de férias municipal “Férias Divertidas”, promovido pela Câmara Municipal.
Referência na cultura nacional, o Museu do Traje de São Brás de Alportel, foi o segundo local de paragem neste circuito, com o objetivo de convidar o Presidente da República a conhecer "um caso singular de gestão museológica sustentável, exemplar no país", destaca a edilidade.
Este espaço cultural, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, sob coordenação do diretor Emanuel Sancho, mantém uma intensa atividade cultural, de portas abertas à comunidade, com o contributo do “Grupo de Amigos do Museu”, uma coletividade que nasceu no seu seio, constituído por centenas de membros voluntários, de diversas nacionalidades, que ajudam a dinamizar a sua programação cultural, e com recurso a cerca de 30 grupos informais sedeados naquele espaço.
Para finalizar a visita, o Presidente da República teve contacto com outro caso de sucesso em São Brás de Alportel: o Grupo Novacortiça. Quase a completar três décadas de existência, a empresa onde nascem os discos de cortiça para enrolhar as garrafas do melhor champanhe do mundo, é uma das maiores produtoras a nível nacional, e é também a empresa mãe da Pelcor, a marca portuguesa de acessórios de moda em cortiça, que é já uma referência mundial.
O espírito empreendedor de César Correia, representado pelos filhos António e Sandra Correia, delineou um caminho, sempre em ascensão para um negócio familiar que nasce do sobreiro da Serra do Caldeirão e segue, continuadamente, de forma inovadora, em novas apostas, que neste momento passam pela criação de novos produtos e pelo turismo industrial.