Segundo se lê numa nota da Comissão de Coordenação, foram aprovadas candidaturas de 57 associações culturais, sediadas em 12 municípios do Algarve, todas entidades coletivas sem fins lucrativos e de carácter não profissional que, em 2025, não beneficiaram de quaisquer apoios sustentados (bienais ou quadrienais) de entidades nacionais da área da Cultura.
Nesta edição, 19 dos projetos aprovados, desenvolvem-se em territórios de baixa densidade e verifica-se uma distribuição de 36 projetos na área da criação/produção e 29 na área da programação/circulação.
Os 65 projetos apoiados vão receber 131 mil euros. A CCDR recorda que, já este ano, no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com nove associações, atribuiu um apoio financeiro global de 41 mil euros. Estes apoios anuais de comparticipação a fundo perdido e o montante alocado ao programa de apoio é suportado pelo orçamento da CCDR Algarve.
Relativamente às candidaturas ao apoio ao associativismo, submetidas em 2024 e regularizadas em 2025, foram concedidos cerca de 3 mil euros.
Em 2024, o programa gerido pela CCDR teve 61 mil espectadores nas iniciativas apoiadas, 29 das quais dirigidas ao público jovem. Museus e núcleos museológicos também ganharam vida com 9 projetos específicos, atraindo quase 6 mil visitantes, reforça o documento.