Sociedade

CCDR Algarve põe em marcha “Um Mar para partilhar sem lixo a atrapalhar”

 
Apostada no estreito diálogo entre a Europa e os cidadãos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e as redes europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network, estão a levar a cabo um conjunto de iniciativas com vista a sensibilizar a população para a importância do Mar.

 
Tendo como base o tema "Mar sem plásticos", a CCDR está a desafiar os cidadãos a colocar mãos â obra com dois eventos a realizar no Algarve.
 
No dia 30 de junho, “organizamos dois eventos regionais dedicados à temática do mar”, respondendo ao convite da Comissão Europeia “para nos associarmos à celebração do Dia Europeu do Mar este ano realizado em Lisboa”, destaca nota da CCDR.
 
Com o mote “Um Mar para partilhar” decorrerão em simultâneo dois eventos, com dois propósitos distintos: um roteiro no sotavento algarvio que dará a conhecer empresas inovadoras associadas à economia azul e uma ação de recolha de lixo marinho, para alertar consciências para o problema dos plásticos e da poluição nos oceanos e nas praias.
 
Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, participa na visita a quatro empresas sediadas em Castro Marim, Tavira e Olhão, para ouvir os empresários, conhecer as dificuldades enfrentadas na implementação dos seus projetos e os desafios colocados no desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
 
A iniciativa “Um mar para partilhar sem lixo a atrapalhar”, conta com o apoio da Administração Regional Hidrográfica do Algarve da Agência Portuguesa de Ambiente (ARH-APA) e do projeto Voluntariado Ambiental para a Água e pretende envolver funcionários públicos da região e cidadãos em geral numa ação de voluntariado que fará a limpeza da área de praia entre a Ilha de Faro e a Quinta do Lago, com com ponto de encontro no Parque de Estacionamento à entrada da Ilha, pelas 9h30, apelando à responsabilidade de cada um na mudança a promover.
 
A mesma entidade salienta que a Economia Azul representa mais de 5 milhões de empregos e um valor acrescentado bruto de cerca de 500 mil milhões de euros por ano, - um número que é aproximadamente equivalente a 4% da produção económica total da UE -, afetando igualmente um grande número dos residentes na União Europeia (EU) com um número estimado de 40% da população da UE a viver num raio de 50 quilómetros do mar.
 
Integrada no processo de transição para uma economia mais circular, foi adotada a primeira estratégia europeia para resíduos de materiais plásticos. Esta estratégia vai proteger o ambiente da poluição pelo plástico, fomentando simultaneamente, o crescimento e a inovação e capacitar as indústrias, transformando um desafio numa agenda positiva para o futuro da Europa.
 
Por exemplo, até 2030, todas as embalagens de plástico no mercado da UE serão recicláveis, o consumo de objetos de plástico descartáveis será reduzido e a utilização intencional de microplásticos será restringida, adianta a mesma nota enviada à comunicação social.