Economia

CCDR Algarve promove webinar sobre planos de ação e investimento em biorresíduos

 
A Agenda Regional de Transição para a Economia Circular (AREC) é um documento dinâmico que assenta na compreensão do potencial de circularidade das economias da região do Algarve, permitindo perspetivar um cenário de desenvolvimento socioeconómico.

Desde a apresentação da AREC no final de 2019, que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDR Algarve) tem vindo a desenvolver projetos e eventos, avançando com um conjunto de sessões informativas a realizar durante os meses de novembro e dezembro deste ano, assinalando igualmente a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre de 21 a 29 de novembro.
 
Segundo define a CCDR, em nota enviada hoje: "pretende-se avançar na definição de estratégias integradas de Economia Circular (EC) de âmbito regional e local, estimulando a ligação entre os organismos públicos, bem como entre a administração e os cidadãos, programando para tal sessões informais e objetivas, durante as quais se pretende promover a partilha de conhecimento e lançar desafios para todos os intervenientes".
 
As sessões terão como público-alvo, entre outros, professores, técnicos e dirigentes municipais, empresários e profissionais da área da agricultura, da construção civil e da gestão de resíduos, mas serão abertas a todos os cidadãos interessados nas questões ambientais e da economia circular, cujas inscrições podem ser feitas aqui, sendo posteriormente enviada ligação aos inscritos.
 
Para todas as sessões foram convidados especialistas e entidades com representatividade nos setores ambiental e da economia circular, que vão partilhar informação sobre boas práticas, inovação e tecnologia. 
 
O programa a realizar no dia 26 de novemvro, terá abertura pelas 10h00, às 10h10 estará na agenda o tema o "Potencial de Circularidade no Algarve" com Maria José Nunes (Direção de Serviços de Ambiente da CCDR-Algarve), às 10h25 a estratégia nacional para os biorresíduos por Inês Mateus (Agência Portuguesa do Ambiente), 10h40, estudo técnico e financeiro relativo à recolha de biorresíduos por João de Quinhones Levy (Associação das Empresas Portuguesas do Setor do Ambiente), 10h55, "Biorresíduos - plano de ação e de investimento" por Miguel Nunes (ALGAR- Valorização e Tratamento de Resíduos) e às 11h10, será dado tempo ao debate. A moderação estará a cargo de Valentina Calixto (Direção de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve).