Sociedade

CCDR apresenta “desconstrução” da fábrica da Água de Monchique

 
A sala de exposições da CCDR/Algarve inaugura esta tarde, pelas 17h00 a exposição fotográfica “Mecânica da Água e o Tempo”, da autoria de Pedro Queiroga.

 
Esta mostra estará patente ao público na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro, até ao dia 27 de setembro e tem entrada gratuita.
 
Na visita, é possível percorrer detalhes da unidade industrial de engarrafamento da Água de Monchique e é composta por duas dezenas de imagens de alta resolução.
 
Não pretendendo «constituir-se como uma reportagem documental da fábrica da Água Monchique, mas antes uma desconstrução da mesma», refere Pedro Queiroga, fotógrafo profissional português, que iniciou o seu percurso no mundo da fotografia aos 14 anos, em Macau.
 
Recorde-se que hoje é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, em que se comemora desde que o primeiro processo fotográfico permanente foi patenteado e lançado gratuitamente para o mundo.
 
O francês Louis Daguerre criou o daguerreótipo, cujos elementos essenciais estavam prontos em 1837, mas só dois anos depois, no dia 19 de agosto de 1839, ele completou o processo, explica nota da CCDR.
 
Nas duas últimas semanas de setembro é possível realizar visitas de Escolas sujeitas a marcação prévia.