No próximo dia 27 de julho (sábado), a partir das 10h30, a CCDR Algarve, I.P. e o Município de Tavira, em colaboração com a empresa In Situ – Conservação de Bens Culturais e a Paróquia de Tavira, promovem uma visita comentada às obras de conservação e restauro que decorrem na Igreja Matriz de Santa Maria.
Segundo comunicado do Município de Tavira, a iniciativa enquadra-se na celebração dos 60 anos da Carta de Veneza, "marco importante na história da conservação e restauro de Monumentos e Sítios". Em foco estará o passado da igreja de Santa Maria do Castelo, Monumento Nacional desde 1910 e um dos dois únicos templos algarvios que fazem parte da Rota dos Templos Marianos. "Esta igreja destaca-se pelo seu valor histórico e cultural, estando intrinsecamente ligada à história de Tavira e aos sepulcros dos sete cavaleiros mártires e de D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago e conquistador de Tavira", lê-se no documento.
Acompanhados por especialistas como Pedro Gago (Conservador-Restaurador, CCDR Algarve, I.P.), Marco Sousa Santos (Historiador de Arte, Município de Tavira) e Fátima Llera (Conservadora-Restauradora, In Situ – Conservação de Bens Culturais), os participantes poderão inteirar-se sobre aspetos da história artística da igreja e acerca dos resultados da intervenção de conservação em curso no interior do templo, com foco na recente descoberta de pintura mural a fresco na abóbada da Capela dos Passos e sobre a intervenção de restauro dos painéis de azulejos da Capela do Santíssimo Sacramento.
Esta operação foi financiada pelo Cresc Algarve 2020, visando a conservação dos retábulos, pinturas e alguma estatuária que se encontrava degradada.
A inscrição para a visita é gratuita e obrigatória, podendo ser feita até 25 de julho ou até ser atingido o máximo de 35 participantes, através:
https://forms.gle/5mMDJYALR7znVGBZ6
Mais informações através da Divisão de Turismo, Património e Museus do Município de Tavira - Telefone: 281 320 545/568, E-mail:
[email protected]