Durante a reunião, a ministra solicitou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) "um reforço do controlo das operações realizadas naquela unidade, no sentido de garantir o cumprimento das normas ambientais e a minimização de eventuais impactos negativos", esclarece nota da autarquia enviada ao Algarve Primeiro.
A reunião contou ainda com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, e do Vice-presidente da CCDR Algarve, José Pacheco, acompanhado pela diretora de Ambiente, Conservação da Natureza e Biodiversidade, Maria José Nunes.
A comitiva municipal integrou também o Vereador David Gonçalves e a chefe da divisão de Ambiente e Ação Climática, Amélia Ribeiro.
Conforme se lê no documento, o encontro abordou o funcionamento da Central de Valorização Orgânica da ALGAR, localizada no Sítio da Mesquita, no concelho de São Brás de Alportel – uma infraestrutura ambiental que serve vários municípios da região "e que tem vindo a causar grande preocupação no seio da população residente na área circundante, devido à ocorrência de odores".
A Câmara Municipal refere que tem estado atenta a esta situação, integrando a comissão de acompanhamento da unidade e pugnando pela realização de todas diligências por parte da entidade responsável no sentido de salvaguardar a segurança e bem-estar da comunidade. "Em virtude deste acompanhamento, a ALGAR realizou já um conjunto muito avultado de investimentos para melhorar a infraestrutura", assegura o Município.