Sociedade

CCMAR junta-se à iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia” em Faro

Foto|D.R
Foto|D.R  
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, continua a percorrer as praias de Portugal com a iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia”, em conjunto com a Sailors for the Sea Portugal, para sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos.

Esta sexta-feira, 23 de julho, entre as 11h00 e as 13h00, um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) - Universidade do Algarve, vão juntar-se à Novo Verde na Praia de Faro para desenvolver atividades de grupo e completar as iniciativas já previstas na campanha.
 
A participação do Centro de Ciências do Mar pretende dar a conhecer melhor duas áreas de investigação complementares ao estudo do mar e dos recursos marinhos, das quais se destaca o desenvolvimento de etiquetas inteligentes que permitem informar o consumidor acerca das condições de transporte, embalamento e exposição a que o peixe esteve sujeito e, com isso, ajudar a combater um dos maiores problemas que afetam a população e o meio ambiente.
 
Com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, a Novo Verde pretende sensibilizar em especial os mais jovens sobre os comportamentos que devem adotar de forma a evitarem que os seus resíduos de embalagens contaminem os ecossistemas marinhos. As sessões de educação e literacia ambiental serão compostas por diversas atividades lúdicas e pedagógicas. Em paralelo, a população será convidada a participar na atividade de limpeza das praias para garantir o tratamento adequado dos diversos resíduos recolhidos no areal.
 
A campanha que já passou pela Praia da Amoreira (Aljezur), Meia Praia (Lagos), Praia da Rocha (Portimão), Praia de Armação de Pêra (Silves) e Praia de Quarteira (Loulé), segue no sábado para a Praia de Monte Gordo.