Ainda antes do Congresso Nacional do CDS-PP, que está agendado para os dias 2 e 3 de abril, serão eleitos os novos dirigentes distritais do Algarve no próximo dia 5 de março.
Em comunicado, o CDS-PP Algarve adianta que Adriano Guerra atual Presidente da Concelhia de Faro e Vereador da Câmara Municipal de Faro, encabeça a lista candidata às eleições da Comissão Política Distrital. A número dois de uma lista extensa de candidatos é Mónica Ferreira, presidente da Concelhia de Albufeira e atual Delegada Distrital em funções.
A candidatura à Mesa do Plenário Distrital é encabeçada por José Pedro Caçorino, ex-cabeça de lista às eleições legislativas e a candidatura ao Conselho Distrital de Jurisdição é liderada por Fernando Andrade Gião.
Segundo o partido, estas eleições para os três órgãos distritais, «foram alvo de aceso debate» numa reunião de militantes que decorreu no passado dia 19 de fevereiro na sede distrital do partido em Faro. Nesta mesma reunião ficou definido que o tempo é de «união», justificando-se a apresentação de uma lista única que englobasse militantes de todo o Algarve.
O plano estratégico deste Órgão Distrital incluí a criação de dois gabinetes, um de Comunicação e Estratégia e outro de Estudos e Políticas Públicas. O CDS-PP explica que estes dois gabinetes têm o propósito de analisar os problemas da região algarvia e de auditar a execução das políticas públicas praticadas nos diferentes municípios, acompanhar a execução dos investimentos do PRR e do Quadro de Apoio Europeu na região.
Com as eleições do Órgão Distrital legitimado, o CDS-PP Algarve espera que o congresso nacional, «traga a mesma união e estabilidade que se conseguiu na região, prometendo que apoiará a nova direção nacional e, que lutará pela regiã»o.