Política

CDS quer saber para quando o desassoreamento do Rio Arade

 
Numa pergunta enviada à Ministra do Mar, os deputados do CDS-PP João Rebelo e Teresa Caeiro querem saber, estando já lançado o concurso público para as dragagens no Porto de Lagos, para quando está previsto o início do desassoreamento do Rio Arade.

 
Em nota de imprensa, os centristas evidenciam que o Rio Arade se encontra “bastante assoreado” entre Silves e Portimão e que, apenas é navegável à maré, por embarcações de calado até um metro.
 
Na mesma comunicação lê-se que, “na região muitos ainda recordam os tempos em que o rio era navegável”, e todos reconhecem a importância que este recurso representa para Silves e para o Barlavento Algarvio.
 
Essa navegabilidade assenta no desenvolvimento das atividades recreativas e de lazer, assim como na valorização do património natural e paisagístico do Rio Arade, uma vez que o aproveitamento turístico iria fomentar o desenvolvimento económico de Silves, argumentam os mesmos deputados.
 
Segundo o CDS-PP, este desassoreamento permitiria também aos habitantes locais usufruir do seu património, nomeadamente, embarcações de passageiros Silves-Portimão-Silves, caminhos pedonais para apreciação da paisagem natural, postos de observação de aves ou visita ao património arqueológico e subaquático, entre outros.