Política

CDS questiona Governo sobre falta de assistentes operacionais na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes em Portimão

 
Numa pergunta dirigida ao ministro da Educação, a deputada Ana Rita Bessa quer saber se o Ministério da Educação vai autorizar a contratação de mais assistentes operacionais para a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de modo a devolver o normal funcionamento àquela comunidade educativa de Portimão, se sim, quando e em que número, e com que vínculo(s) e quando será efetivada essa contratação.

 
Ana Rita Bessa questiona ainda se o ministro tem conhecimento da necessidade de obras de manutenção na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, se sim, que diligências tomou, e se não, quando é que o Ministério da Educação vai proceder à realização das obras necessárias ao normal e seguro funcionamento desta escola.
 
O CDS lembra que várias notícias deram conta, nas últimas semanas, de protestos face à falta de assistentes técnicos operacionais e à necessidade urgente de obras de manutenção na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. De acordo com vários órgãos de comunicação social, «por decisão da direção da escola, secundada por professores, alunos e pais, este estabelecimento encerrou portas como forma de protesto».
 
Os centristas referem que «são poucas ou quase nenhumas as obras feitas nesta Escola desde a sua inauguração, há três décadas, confrontando-se agora, também, com a redução de 11 funcionários e assistentes operacionais – em claro incumprindo do rácio estabelecido pelo próprio Ministério da Educação».
 
Sendo a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes uma das escolas de maior dimensão do concelho de Portimão o CDS defende que «é fundamental que seja reposta a qualidade exigida para o dia a dia de toda comunidade escolar, mas também que sejam cumpridos os requisitos mínimos do número de assistentes operacionais, repondo a segurança necessária ao seu normal funcionamento».