Política

Legislativas: CDU alerta para impactos da epidemia na Cultura e exige mais investimento no setor

Com ações na cidade de Faro que decorreram ao longo de todo o dia de ontem e que culminaram com uma arruada na baixa de Faro, Catarina Marques destacou a situação dos artistas e profissionais da cultura, bem como, dos diferentes agentes e instituições que intervém no Algarve.

PUB
Para a CDU, a vida de centenas de artistas, dos técnicos e de outros agentes, a realidade de dezenas de estruturas de natureza diversa, é marcada pelo sub-financiamento e pela desresponsabilização do Estado, «como acontece aliás, noutras dimensões do país».
 
Como sublinhou a primeira candidata da CDU: "Estes dois anos de epidemia vieram expor a enorme fragilidade e precariedade com que se desenvolvem as atividades culturais na região. O abandono da profissão, por impossibilidade de sobrevivência, afastou do trabalho na Cultura centenas de trabalhadores. Os que se mantêm defrontam-se com instabilidade e incerteza quanto ao seu futuro, com consequências nas suas vidas mas também, no seu trabalho artístico."
 
Catarina Marques reafirmou ainda que "a CDU bate-se pelo fim da precariedade entre artistas e técnicos, pela criação de um verdadeiro Serviço Público de Cultura, que promova a democratização da Cultura, a sua implantação em todo o território, livre dos condicionalismos e da sujeição ao «mercado». Defendemos que pelo menos 1% do Orçamento do Estado deve ser afeto à cultura".