Em comunicado, a CDU de Vila Real de Santo António reagiu à decisão do seu candidato em assumir-se como vereador, após as eleições de 26 de setembro, apoiando o executivo do Partido Socialista na autarquia.
Para a CDU, a decisão de Álvaro Leal de assumir pelouros na Câmara Municipal, «indo ao encontro da estratégia e objetivos do PS, constitui uma rutura com o compromisso coletivo que assumiu, quer como militante do PCP, quer como primeiro candidato da CDU».
A Coligação fala de uma «rutura que constitui uma inaceitável usurpação dos votos e do mandato que a CDU obteve e que deixa, na prática, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sem vereador que a represente, contrariando a vontade expressa pelos eleitores». «Uma rutura que não deixa outra alternativa ao PCP e à CDU que não seja a retirada da confiança política ao vereador eleito», lê-se no mesmo comunicado.
Como reforço, a CDU refere que «não é um projeto individual, nem um instrumento ao serviço de interesses pessoais».
Evidencia ainda que a não existência de um vereador da CDU na Câmara Municipal, «torna mais difícil, mas não impede a sua intervenção, prosseguindo a sua luta pela concretização do programa eleitoral apresentado aos eleitores, desenvolvendo a sua ação quer no quadro da Assembleia Municipal, quer no das Assembleias de Freguesia, bem como, nos bairros, nas ruas e lugares, junto dos trabalhadores do município e do conjunto da população», conclui.