Para a CDU a discussão sobre a proposta de Orçamento da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António para 2018 "começou da pior forma".
Em nota enviada à imprensa, a Coligação Democrática Unitária, critica "a actual maioria de Conceição Cabrita, que revelou um profundo desprezo pelo órgão câmara municipal, forçando a votação da proposta de orçamento numa sessão extraordinária deste órgão, à porta fechada, convocada sem cumprir a antecedência estipulada por lei, tendo disponibilizado a documentação ao conjunto dos vereadores, apenas um dia antes".
Face ao exposto, a CDU fala de "uma atitude anti-democrática e desrespeitadora dos eleitos das outras forças políticas".
Manifestando-se indignado, o vereador da CDU, diz que solicitou que a reunião fosse reagendada por forma a cumprir a Lei e para que desse modo fosse respeitado o estatuto de direito da oposição, mantendo-se na sessão sob protesto, votando contra todas as deliberações tomadas, incluindo a proposta de orçamento, informando que a CDU irá procurar junto das instâncias superiores a nulidade das deliberações tomadas na mesma reunião.