Política

CDU organiza tribuna pública pela reposição de freguesias em Tunes

Foto|D.R (UF Algoz - Tunes - Facebook)
Foto|D.R (UF Algoz - Tunes - Facebook)  
Com a participação de João Dias, deputado do PCP na Assembleia da República e de Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, tem lugar este sábado, 10 de abril, pelas 11h00, uma tribuna pública em Tunes sobre o direito de reposição das freguesias que foram extintas durante o último Governo PSD/CDS.

Em comunicado, o PCP lembra que as freguesias de Algoz e Tunes, foram agregadas numa união de freguesias, apesar da contestação das populações. Segundo o mesmo partido, «o processo de agregação/extinção de 1168 freguesias operado em 2013, mereceu a generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos». Passados 8 anos, os comunistas afirmam que, «na generalidade, não se verificaram ganhos financeiros, nem de eficácia, nem contribuiu para o reforço da coesão territorial, antes acentuou as assimetrias regionais existentes». 
 
«Ao encerramento de inúmeros serviços públicos em todo o país, a extinção das freguesias veio agravar ainda mais a vida em muitas localidades, em particular em zonas rurais e de interior, onde a freguesia era a única entidade que restava», sublinham.
 
Nesse sentido, o partido diz ter levado recentemente à Assembleia da República uma proposta com um calendário que permitisse a sua concretização antes das próximas eleições autárquicas «e que foi rejeitada com os votos de PS e PSD».
 
Ainda assim o PCP, como os eleitos da CDU, dizem «continuar a intervir para a reposição das freguesias conforme a vontade das populações».