Política

CDU/São Brás de Alportel questiona autarca sobre ataques reiterados de animais errantes no concelho

A eleito da CDU na Assembleia Municipal de São Brás de Alportel questionou o Presidente da Câmara Municipal, pelo facto de ter sido tornado público que no último dia de 2020, bem como num dos primeiros dias deste ano, uma micro exploração agropecuária terá sido atacada por cães errantes, que terão, nas duas situações, provocado a morte de cerca de dezena e meia de animais.

PUB
Certo é que a denúncia do proprietário dos animais em causa permitiu constatar que a situação estará longe de ser única no concelho, refere a CDU em comunicado, que diz ter tido conhecimento de cerca de 8 ataques a animais no último ano e meio, em locais diferentes como Mealhas, Cova da Muda, Peral, Campina ou Almargens.
 
Apesar de reconhecer e valorizar o movimento associativo, nomeadamente instituições zoófilas e outras associações de defesa dos animais, a CDU entende que não podem ser estas a assumir responsabilidades que serão sempre, em primeira linha, do Estado e das Autarquias.
 
Nesse sentido, a Coligação Democrática Unitária quer saber o que tem sido feito relativamente a esta matéria no concelho, questionando o autarca Vítor Guerreiro com algumas questões:
 
1. Quantas matilhas de cães tem a autarquia sinalizadas no concelho e, no total, quantos cães as compõem?
 
2. Em relação a colónias de gatos, há conhecimento dos seus números?
 
3. Que medidas têm sido tomadas para procurar resolver a situação?
 
4. A autarquia tem planos para a concretização de um Centro de Recolha Oficial de Animais para breve?
 
5. O Executivo Municipal tem conhecimento dos ataques que, alegadamente, terão sido perpetrados pelas matilhas existentes no concelho e que terão sido causa da morte de vários animais, em distintas zonas do concelho?
 
6. Que apoios tem a autarquia procurado dar aos proprietários do sector agropecuário que, nas circunstâncias acima expostas, têm também perdido rendimentos?
 
7. Quais as campanhas de esterilização de animais errantes e de adoção de animais abandonados que têm sido desenvolvidas pela autarquia e quais os seus resultados?
 
8. Está a autarquia disponível para uma campanha de sensibilização junto da população no que diz respeito à prevenção e resolução do problema, desde a prevenção do abandono, medidas a adoptar caso tenha conhecimento de animais
abandonados ou estímulo à adopção de animais?